
9 Sintomas Importantes em Homeopatia
Maio 24, 2024
Livro Infantil – Clara e o Rapaz-Golfinho
Junho 3, 2024“Make a difference. Not for any reason, but just because you can. There is nothing you can do for the ones who are dead, but you can for the living.”
Mo Gawdat, Solve for Happy – Engineer your path to joy
4 Ideias Sobre Felicidade
Mo Gawdat é o autor de vários livros, todos best sellers, e anterior Director de Negócios da Google [X]. O seu livro Solve for Happy é o resultado de anos de pesquisas e um tributo ao seu filho Ali, que faleceu com 21 anos durante uma operação ao apêndice devido a um erro médico. O que vos deixo é um pequeno resumo das ideias-chave do livro. Aconselho a lerem, é inspirador e há uma tradução em português.
- Mo considera que a nossa sensação de infelicidade é devida essencialmente a 6 grandes ilusões e 7 “blind spots” que se expressam pela falta de adaptabilidade à nossa realidade presente, graças ao modo como o nosso DNA está programado para reagir desde há centenas de milhares de anos. Em oposição, a sensação de felicidade advém de 5 verdades absolutas que nos devem guiar para conseguir que nada que aconteça na nossa vida nos abale.
- As 6 grandes ilusões têm a ver com a nossa identidade, os pensamentos, o conhecimento, o tempo, o controle e o medo. Frequentemente a nossa sensação de infelicidade tem a ver com a ilusão de quem pensamos ser, com os pensamentos que nos inundam e não controlamos, com a ilusão do que julgamos saber e conhecer, com o que pensamos controlar e com todos os medos que temos. A não correspondência à realidade causa-nos desilusão e infelicidade.
- Os 7 “blind spots” estão “cravados” no nosso DNA e têm a ver com características intrínsecas que temos e que nos permitiram sobreviver como espécie em condições adversas durantes milhares de anos. São filtros, suposições, previsões, memórias, conceitos, emoções e exageros que nos garantiram chegar à actualidade. Presentemente, estes parâmetros que não tiveram tempo suficiente para evoluir, não se adaptam à realidade que muda cada vez mais rapidamente, distorcem a nossa percepção do mundo e causam infelicidade.
- As 5 verdades absolutas são a realidade presente, nem o passado nem o futuro existem; a mudança, nada é verdadeiramente estável, seguro ou certo, tudo muda; o amor, não o amor romântico, mas o verdadeiro amor, o que não muda com o tempo ou tem um preço, aquele que é incondicional sem julgamentos nem expectativas; a morte, nada é tão real e expectável. Não acontece numa data, é um processo que se inicia no momento em que nascemos e que tem um fim. Esta realidade deve dar-nos uma perspectiva de como encarar a vida. Por fim o desígnio da vida. O autor prova matematicamente que nós e o universo não somos fruto do acaso e sim de um desígnio criador que não intervém no nosso livre-arbítrio. Devemos aceitar o que está designado como o nosso mundo e viver nele o melhor possível mas percebendo que “o melhor possível” tem limites.
O livro que me inspirou para esta newsletter é muito interessante e ajuda-nos a pensar nas coisas realmente importantes da vida, e que esquecemos pela cultura em que estamos inseridos, e que por isso muitas vezes não questionamos, acerbados pelo bulício do quotidiano e gerações de tradições.
Esta é a última das newsletters semanais. Estão as 20 disponíveis no site para consulta. A partir de agora serão ocasionais para quando tenho novidades em relação aos meus projectos presentes e futuros.
Deixo-vos com parte de uma oração que sublinha algumas das questões que a newsletter aborda.
“Senhor, concede-me a serenidade
para aceitar aquilo que não posso mudar,
a coragem para mudar o que me for possível
e a sabedoria para saber discernir entre as duas.
Vivendo um dia de cada vez,
apreciando um momento de cada vez,
recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, (…)”
Reinhold Niebuhr
Até à próxima e boas leituras!