
7 Factores Que Podem Influenciar O Tratamento Homeopático
Maio 2, 2024
5 Ideias Sobre Antibióticos
Maio 17, 2024“Exercise is the key not only to physical health, but to peace of mind”
Nelson Mandela
7 Ideias Sobre Exercício Físico
A necessidade de exercício físico faz parte do nosso DNA. Durante centenas de milhares de anos a nossa sobrevivência dependeu das nossas capacidades físicas. Só há cerca de 150 anos é que as nossas circunstâncias de vida mudaram rápida e radicalmente, e não houve tempo para que o nosso DNA se adaptasse a esta nova realidade – passarmos a maior parte da vida sentados ou em pé mas sem grande mobilidade. Há muitos anos que se fazem estudos extensos sobre a influência da actividade física na saúde das populações, e está amplamente provado que esta é fundamental para a manutenção da saúde, e que pode evitar ou retardar o envelhecimento e o aparecimento de doenças crónicas. Mas exercício físico não é só horas no ginásio, corridas ou futebol. Há muitas formas de exercício físico e devem ser adaptadas à idade e às circunstâncias de vida. Se fazer determinado tipo de exercício é fonte de stress, aumenta a produção da hormona cortisol e acaba por provocar o que tenta eliminar.
- Fazer exercício físico para manter ou melhorar a saúde não é do mesmo modo que para conseguir perder peso ou gordura. São objectivos diferentes e têm formas diferentes de se alcançar. No entanto é muitas vezes útil perder gordura (o que não é a mesma coisa que perder peso) para melhorar a saúde. (Ver newsletters sobre nutrição).
- Todos os desportos são benéficos se não provocarem stress, não é por acaso que alguns grandes desportistas sucumbem de repente durante o exercício sem nunca mais se levantarem. O esforço é benéfico, mas o stress é contraproducente.
- Há uma série de estudos que indicam benefícios para quem consiga caminhar 10.000 passos por dia. São cerca de 8-9 Km, demora algum tempo, mas é muito benéfico. Há inclusive países em que os seguros de saúde têm um desconto se o utente apresentar provas que faz diariamente este esforço, o que é fácil pois há aplicações para os telemóveis com estas indicações.
- Há condições de saúde que limitam alguns tipos de mobilidade. Actualmente há exercícios para se fazer em casa – sentado, contra uma parede, subindo escadas, em cima de um tapete etc. Se houver disposição e vontade há sempre maneira de fazer algum exercício, mesmo sem sair de casa ou gastar dinheiro.
- A jardinagem e os passeios na natureza, todos são benéficos mas é preciso algum esforço e consistência para ir mantendo sempre a saúde cardiovascular.
- Para quem tenha oportunidade e goste, o Yoga e o Pilates são benéficos para a maioria. Experimentem.
- Muitos especialistas advogam que os treinos curtos mas de alta intensidade em alternância com tempo de repouso funcionam muito bem. Há quem prefira o contrário, treinos menos intensos mas mais demorados e consistentes. Tal como na Homeopatia, somos todos diferentes, resultam estratégias diferentes.
“Parar é morrer”
Ditado popular
Até 6ª f e bons treinos!