
8 Ideias Para A Menopausa
Abril 19, 2024
7 Factores Que Podem Influenciar O Tratamento Homeopático
Maio 2, 2024“If you’re serious about changing your life, you’ll find a way. If not, you’ll find an excuse.”
Jen Sincero, escritora Americana
13 Ideias Sobre Hábitos
Ganhar bons hábitos e perder os maus é desafiante, mas é fundamental quando queremos mudar de um modo consistente e positivo o nosso estilo de vida. James Clear, que já citei algumas vezes nas minhas newsletters, escreveu um livro sobre este assunto que já vendeu 15 milhões de cópias e foi traduzido em 50 línguas (português incluído). As ideias que se seguem são como que um resumo do livro, espero que vos seja útil como tem sido para mim.
- O processo de mudança começa sempre por uma tomada de consciência. Antes de mudar os hábitos, precisa de estar consciente deles.
- A cultura em que vivemos determina quais os comportamentos que são atractivos para nós, porque temos um desejo forte de encaixar e pertencer à tribo, a um determinado grupo. Tendemos a imitar os hábitos de três grupos; os próximos (a família e amigos), os muitos (a tribo), e os poderosos (os que têm estatuto e prestígio).
- A maneira mais eficaz de mudar de hábitos não é focar-se naquilo que quer conseguir, mas em quem deseja tornar-se. A sua identidade emerge dos seus hábitos. Cada acção é um voto a favor do tipo de pessoa que deseja tornar-se.
- Qualquer hábito pode ser dividido num ciclo de resposta que envolve quatro fases – a deixa ou disposição para a acção, o anseio ou motivação de iniciar a acção, a acção ou resposta, e a recompensa ou objectivo alcançado depois da acção.
- As 4 leis para mudanças de comportamento são um conjunto de regras que podemos usar para criar hábitos melhores. São 1) tornar o hábito evidente no ambiente em que está; 2) torná-lo atractivo; 3) torná-lo fácil; e 4) torná-lo gratificante.
- Cada hábito é desencadeado por uma deixa. É mais provável repararmos em deixas que estão bem visíveis, que estão evidentes. Portanto é mais fácil criar novos hábitos num novo ambiente. Torne as deixas dos bons hábitos evidentes no seu espaço. Torne invisíveis as dos maus.
- Quanto mais atractiva for uma oportunidade, mais provável é que se torne formadora de um hábito. É a antecipação de uma recompensa, que nos faz agir.
- Tornar o hábito fácil vem com a prática. É mais importante o número de vezes que já realizou um hábito do que há quanto tempo isso acontece.
- O comportamento humano segue a Lei do Menor Esforço. Escolheremos sempre a opção que exija a menor quantidade de trabalho. Crie um ambiente em que fazer a coisa certa seja o mais fácil possível.
- O cérebro humano evoluiu de forma a dar prioridade às recompensas imediatas. Aquilo que é imediatamente recompensado é repetido. Em resumo, um hábito tem de ser agradável para durar. Para isso precisamos de criar uma forma de recompensa imediata ligada ao hábito, de forma a que haja uma pequena gratificação.
- Se quiser resultados melhores, esqueça a ideia de fixar metas. Concentre-se no seu método (no processo, no sistema).
- Se conseguirmos um parceiro responsável e fiscalizador pode ser muito encorajador. Saber que alguém observa e fiscaliza os nossos progressos pode ser um motivador poderoso.
- O segredo para alcançar resultados duradouros é nunca deixar de fazer melhor. Os pequenos hábitos não se somam. Exponenciam-se.
“Um hábito atómico é um pequeno hábito que faz parte de um sistema maior. Tal como os átomos são os alicerces das moléculas, os hábitos atómicos são os alicerces de resultados notáveis.”
James Clear, autor de Hábitos Atómicos
Até 6ª f e Boas leituras!