
7 Ideias Para Prevenir O Cancro
Março 1, 2024
9 Ideias Para Emagrecer De Um Modo Saudável E Consistente
Março 15, 2024“Homeopathy cures a larger percentage of cases than any other form of treatment and is beyond doubt safer and more economical.”
Mahatma Gandhi
9 Factos Históricos sobre Homeopatia
- Hipócrates, considerado o “Pai da Medicina”, no séc. V a.C. enunciou a possibilidade de curar usando a Lei da Semelhança, ou seja, que uma substância capaz de provocar um conjunto de sintomas num ser humano são, seria também capaz de retirar o mesmo conjunto de sintomas num ser humano doente.
- A Homeopatia foi pela primeira vez enunciada como um novo sistema médico e terapêutico em 1796 por um médico alemão, o Dr. Samuel Hahnemann. Durante o séc. XIX e até ao início do séc. XX teve o seu expoente máximo. Em países como os EUA e o Reino Unido existiram vários hospitais homeopáticos em que os médicos, usavam essencialmente a Homeopatia e medicamentos homeopáticos para curar os seus doentes.
- Nas epidemias de cólera do séc. XIX (1854) em Londres, os doentes tratados com Homeopatia sobreviveram na sua larga maioria (16,4 % mortes). Ao contrário, nos hospitais convencionais a percentagem de mortes foi de 53,2%. [1]
- Em Portugal, nomes como o do Marechal Duque de Saldanha, o Conde de Ferreira e os irmãos Passos Manuel foram adeptos fervorosos e estudiosos da Homeopatia.
- A Suiça, após referendo e estudos independentes posteriores passou em 2012 a incluir a Homeopatia no seu SNS.
- Em 2015 estimou-se que cerca de 500 milhões de pessoas usavam Homeopatia a nível mundial. [2]
- Em 2018, 11 países Europeus desenvolveram políticas nacionais para inclusão e regulação das medicinas complementares, incluindo a Homeopatia.
- No último relatório da OMS sobre Medicinas Complementares em 2019, a Homeopatia está como oficialmente presente em 100 diferentes países do mundo. [3]
- O mesmo relatório destaca que as medicinas ditas complementares, como é considerada a Homeopatia, é um recurso de saúde importante e muitas vezes subestimado, especialmente na prevenção e gestão das doenças crónicas relacionadas com o estilo de vida, e no atendimento das necessidades de saúde das populações envelhecidas. [4]
Ao contrário da OMS e pela minha experiência com doentes há cerca de 16 anos, a Homeopatia é especialmente útil, eficaz e rápida a actuar em emergências que não requeiram cirurgia, no tratamento das questões agudas na pediatria, e no acompanhamento de questões sub-agudas e algumas crónicas nos adultos, com vista ao evitar tomas constantes de medicamentos químicos. Pelo contrário, as populações mais envelhecidas têm normalmente prescrições químicas tão complicadas, e o seu sistema imunitário tão deprimido, que já não permite a estimulação pelos medicamentos homeopáticos. É sempre com muita satisfacção que vejo crianças, anteriormente sempre doentes e a tomar diariamente medicamentos químicos, a tornarem-se mais saudáveis e a não precisarem recorrentemente de intervenção médica. É esse o meu compromisso com o futuro.
Até 6f e adoptem a Homeopatia nas vossas vidas!
[1] http://www.homeoint.org/morrell/londonhh/outbreak.htm
[2] LMHI. Scientific framework of homeopathy. Evidence based homeopathy 2015. Revised edition after 69th LMHI Congress, July 2014 (Paris, France). Disponível em: http://www.lmhi.org/Article/Detail/42.
[3] https://www.who.int/publications/i/item/978924151536
[4] https://www.who.int/publications/i/item/978924151536