
5 Ideias Sobre Antibióticos
Maio 17, 2024
4 Ideias Sobre Felicidade
Maio 31, 2024“The manifestation of symptoms is the natural defense of the organism.”
Prof. George Vithoulkas, Levels of Health
9 Sintomas Importantes em Homeopatia
Os sintomas são essenciais para tratar em Homeopatia, pois são indicações dadas pelo sistema imunitário do que não está bem no organismo. Os sintomas são a orientação essencial para a escolha do medicamento mais apropriado em cada situação, dado que a cada medicamento corresponde uma lista de sintomas que define o seu carácter, a sua “alma curativa”. Os sintomas não são para eliminar ou suprimir, são para perceber qual o caminho a seguir, e portanto, qual o medicamento que vai reequilibrar a homeostase e recuperar a saúde.
- Sede – A sede é fundamental pois divide a nossa panóplia medicamentosa em duas partes. Os medicamentos que têm sede aumentada na sua lista de sintomas e os que não têm sede. É um índice de tendência para desidratação.
- Temperatura corporal – O paciente ser friorento (a maioria), ou pelo contrário ser encalourado é também importante. Os pacientes que agravam com o frio devem receber medicamentos diferentes dos que agravam com o calor.
- Salivação – Se o paciente saliva (baba-se) a dormir frequentemente, e em quantidade é um sintoma importante pois dá imediatamente informação de um tipo de medicamentos e muito provavelmente também de um tipo de predisposição genética.
- Bruxismo – Ranger os dentes durante o sono (atenção não é a mesma coisa que fazer pressão), é um sintoma fundamental não só para tratar questões agudas, mas também para perceber a presença de uma predisposição genética importante para analisar o contexto global de saúde de um paciente.
- Transpiração – A transpiração é uma forma que o corpo tem de eliminar toxinas; a quantidade, o cheiro, o ser durante o dia ou a dormir são informações muito úteis para a escolha do medicamento mais adequado numa determinada situação.
- Funcionamento intestinal – Este é outro dos sintomas essenciais para perceber como é que um organismo se está a comportar, e em que estado está o seu microbioma, essencial ao nosso equilíbrio físico e mental.
- Aplicações frias ou quentes – Numa dor de garganta, de cabeça, na coluna, nas extremidades, numa tosse, o sintoma melhorar ou piorar com aplicações frias ou quentes ou bebendo água fria ou quente é uma informação também fundamental.
- Fobias – Um medo irracional é sempre importante considerar numa consulta de Homeopatia. Os sítios altos, os elevadores, os túneis, andar de avião, as cobras, os cães, a água na cabeça ou no rosto, são alguns dos sintomas essenciais para escolher o medicamento certo seja em situações agudas ou crónicas.
- Estado emocional – Frequentemente é o nosso estado emocional que define o nosso estado de saúde. O chorar porque não quer deixar a mãe e ir para a escola, o desgosto de uma morte ou separação, a ansiedade por antecipação antes de um exame ou entrevista, a agressividade, a agitação ou a hiperactividade são sintomas essenciais no estado de saúde e no desenvolvimento da doença. São também fundamentais para escolher um medicamento homeopático.
Sem este tipo de informações é muito difícil tratar com Homeopatia e escolher o medicamento que faz ressonância com o doente em cada situação. Precisamos reconhecer o que o sistema imunitário nos está a dizer e escolher o caminho que é ditado um pouco por todas estas, e outras informações individuais e personalizadas do paciente que queremos ajudar.
Até 6ª f e escolham a Homeopatia nas Vossas vidas!